Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tocar na noite, pode? ou não pode?

Bom galera de Cristo, este tema é algo que cada pessoa tem seu ponto de vista e eu nesta postagem darei a minha visão do que eu tenho certeza...sobre isso.
A igreja sempre foi um celeiro de grandes músicos e sempre será!!!
A grande maioria dos músicos brasileiros um dia já tiveram dentro de uma igreja tocando...
Então quando se adquire uma melhor condição musical,vem o pensamento VOU VIVER DA MÚSICA!!!
 Convenhamos quem não quer trabalhar fazendo o que gosta??Eu pensei assim também, quando vi que haveria essa possibilidade passei a me dedicar muito mais para a música.
O grande problema de viver literalmente da música no meio evangélico é o MERCADO DE TRABALHO!
Como viver então da música sem precisar TOCAR NA NOITE?
Ai que a sua convicção no Deus que você serve e que pode todas as coisas tem que entrar em ação!
Se Deus não mostrar os meios não adianta tentar...
Salmos 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Este Salmo precisa ser uma regra a ser seguida a risca!
talvez você me diga: Ah eu só vou tocar e pronto é só pelo dinheiro!!MINHA VIDA COM DEUS NÃO VAI MUDAR!
Ai que você se engana!!!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24
Você pode ter certeza que quando você entrar neste mundo, ele te agarrará com toda a sua força e você não terá forças sozinho para voltar a ser como era antes.CONHEÇO AMIGOS MEUS QUE SERVIAM AO SENHOR E HOJE NÃO SERVEM MAIS PORQUE "O TOCAR NA NOITE OS DOMINARAM"
Não deixe que este mal domine você, Deus sempre quer  ver o seu bem não entregue o seu TALENTO assim de bandeja,peça a Deus e Ele fará o melhor por você.Este caso que vou contar agora aconteceu comigo.Uma certa vez um amigo meu me chamou para tocar em uma casa de show,porque o tecladista da banda não podia ir e precisavam de um tecladista urgente.Então eu fui!Era apenas para tocar uma hora e meia.Bom eu pensei: É jogo rápido.ACONTECEU DE TUUUDO, a Van quebrou, percussionista atrasou
olha foi terrível. Ao chegar na casa de show muito atrasado, tivemos que esperar mais uma hora, quando começamos a tocar já era tarde da noite,ainda tivemos que esperar fechar a casa pra fazer o pagamento.O pior estava por Vir.Um dos músicos dentro da Van tira um cigarro de maconha e começa a fumar dentro da Van,quando olhei aquilo fiquei desesperado.Imaginem  se por um acaso esta Van fosse parada por uma blitz e no meio da revista encontrassem mais alguma coisa?O QUE EU IA DIZER PARA O POLICIAL?
ÓH  EU NÃO TENHO NADA HAVER COM ELES, NEM CONHEÇO EU SOU CRENTE NÃO TENHO ENVOLVIMENTO COM ISSO NÃO. O policial falaria pra mim: Se tu é crente o que você ta fazendo aqui?? no meio destes caras...?É o caso é sério muito sério não troque a sua comunhão com Deus por qualquer coisa! Depois deste episódio nunca mais toquei em eventos desta natureza,foi a primeira e a ultima!!!...






27 comentários:

  1. Caro irmão e amigo,
    Stênio Firmino,

    Persista em ler e escrever, compartilhando assim sua experiência como cristão e músico no meio dos músicos.
    Tenho certeza que muitos já estão sendo abençoados.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Stênio,gostei muito do seu blog hein irmão , mostra mesmo a realidade de ser um músico que quer servir a Deus , não entregar o dom que Deus nos deu , por uma tocada na noite !
    Deus continue te abençoando muito , e passe adiante as suas experiências que muitos vão ser ajudados lendo o seu blog !

    fica na Paz !

    ResponderExcluir
  3. Paz, irmão Stenio!

    Por indicação do nobre Pr. Carlos Roberto, entrei em seu blog e gostei do conteúdo.

    Sabemos que temos muito o que aprender aqui, por isso, estararemos seguindo seu blog para ficar atualizado com as publicações.

    Em Cristo,

    Elian Soares
    PHILADELFIA - Evangelismo e Louvor
    www.evangelismoelouvor.com

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor, prezado irmão Stênio.

    Quero parabenizá-lo pela iniciativa e pela coragem em expôr de forma clara e franca os riscos que a NOITE oferece aos jovens músicos cristãos...

    É interessante vermos como a própria Bíblia nos adverte acerca dos riscos da "noite neste mundo":

    "Quem anda de dia não tropeça, porque vê a Luz deste mundo, mas, se andar de noite tropeça, porque nele não há luz" (João 11:9-10).

    É claro que o texto faz uma analogia às coisas espirituais, mas não se pode excluir dele também o aspecto literal, visto que quase sempre as coisas escusas se reservam à escuridão ou às "caladas da noite".

    Que o Senhor prossiga a abençoar a tua vida e o teu ministério.

    Em Cristo,

    Pb. Robson Silva
    Prossigo para o Alvo... Fp.3:14

    refere literalmente

    ResponderExcluir
  5. Caro Stenio;
    A paz do Senhor.

    Parabéns pelo seu blog. Muitos bom as postagens, que o Eterno continue abençoando sua vida e continue sempre sendo esse adorador, humilde, crente e dedicado.
    Um grande abraço.

    Pr. Elias T. Santana
    www.edificadonarocha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz irmão Stenio,

    Seja bem vindo na blogosfera cristã.
    Que o Deus Eterno lhe conduza em triunfo nesta nova empreitada.
    Estarei seguindo este tão instrutivo blog.
    Se puder,faça-nos uma visita.
    http://pbsilas.blogspot.com

    Um forte abraço,
    Pb.Silas Pimenta.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor a todos!Agradeço a Deus por ter me dado mais esta graça de poder compartilhar experiências com os amados irmãos.Muito me alegrei quando olhei a minha caixa de mensagem no orkut,e-mail, cheia de recados de pessoas que gostaram muito das postagem e inclusive tiraram algumas dúvidas em relação a esta postagem.Espero ser bênção na vida de muitos como estou sendo e agradeço muito a Deus por me mostrar e me encorajar a escrever estes artigos.Em breve mais postagens aguardem!!!

    ResponderExcluir
  8. a paz do senhor amigo amei seu blog é um incentivo para os músicas que muitas vezes são criticaddos "como aquele que só querem ser aparecer "
    Seu blog mostra que através do louvor tocado ou cantando muitos são curados, batizados com o Espirito Santo, salvos, etc... foi para isso que Deus nos chamou, chega de perder tempo vamos ganha-lo ganhando almas para Deus, obedecendo assim o ide de Jesus. Sempre que tiver novidade no seu blog me comunique para vir aqui comentar fica com Deus...manda bjs para aninha e minha amigona Mércia

    ResponderExcluir
  9. Se as igrejas estivessem mais dispostas a investir no músico, sustendando-o, teria musicos de muito mais qualidade pois teriam condicoes de pesquisar mais e trabalhar em período integral. Enquanto muitas igrejas continuarem achando que só pastor é emprego o músico ainda vai precisar ganhar o pao fora da igreja, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Ola Danilo a paz do Senhor!!desde já agradeço pelo seu comentário.infelizmente isto é uma realidade da maioria das igrejas e vou mais a fundo. A grande maioria das igrejas não investem nelas próprias na área de áudio quanto mais nos músicos.Geralmente quando se trata de som nas igrejas, fazem vista grossa.Mais tenho certeza que o músico fiél a Deus, nunca será desamparado EM MOMENTO ALGUM!Deus sempre abrirá a porta.Temos que exercitar nossa fé em Cristo que tudo pode fazer.O músico pra ser remunerado da igreja não basta apenas tocar bem, tem que ser muito crente.Durante dez anos da minha vida fui um músico remunerado pela igreja e se não tomar-mos muito cuidado, corremos o risco de virar um profissional de púlpito e não é isso que Deus quer pras nossas vidas.Eu poderia citar vários prós e contra de ser um músico remunerado da igreja.Quem sabe uma nova postagem com este tema?

    ResponderExcluir
  11. Olá meu irmão stênio.

    Sinto muito , mas discordo de sua opnião a respeito dos músicos tocarem em outros lugares que não seja a igreja. Digo isso pelo seguintes motivos: O cristão que decide ter como o seu "Ganha-pão" o viver da música, se depara nessa questão de onde trabalhar. Será que as nossas igrejas vão querer assalariar todos os músicos que tocam nas bandas? E as bandas de prefeituras quando por ordem das mesmas tocam em procissões? O cristão terá de pedir demissão por tal fato?
    Meu irmão, todo tipo de emprego nesse mundo tem seus pontos negativos, mas vai do Cristão ter consciência de profissionalismo e distinguir o que é trabalho e o q não é. Não adianta um pastor dizer NÃO, simplismente pq NÃO, pois isto NÃO convence e NÃO coloca a comida na mesa de nossos irmãos músicos.Sua experiência é sua experiencia, não uma verdade absoluta, então um assunto como esse deve ser visto mais profundamente, não somente com argumentos rasos como esses. Atenciosamente Willian Rocha. A paz do Senhor a todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oiiê ! Stenio sou eu a Beatriz da Igreja Casa da Benção ! Tudo bem? Eu queria saber se você poderia dar aulas particulares? Si puder procure a Pastora Cida que ela te passará meu número !! xau fique com Deus

    ResponderExcluir
  13. Agrada-te do SenhorJabes Gileade
    Compositor: Jabes Gileade
    Tom: E
    Capotraste na 1ª casa Intro: A7M B/A G#m7 C#m7 F#m7 B7/9 E A/B

    E
    Agrada-te do Senhor
    B/D# D#m7/5- G#7/5+
    E Ele satisfará
    C#m7 C#m7/G# A7M A/B B7/13
    Os desejos do teu coração
    E B/D# D#m7/5- G#7/5+
    Entrega o teu caminho ao Senhor
    C#m7 C#m7/G# A7M E/G#
    Confia Nele e o mais Ele fará
    F#m7 E/G# A7M A/B E Bm7/5- E7
    Fará sobressair a tua justiça como a luz
    A7M B/A
    Fui moço e já, agora, sou velho,
    G#m7 C#m7 C#m7/G#
    Porém nunca vi um justo desamparado
    A7M F#m7
    Nem a sua descendência
    B7/9
    A mendigar o pão
    A7M B/A
    La laiá la laiá
    F#m7 C#m7
    La laiá la laiá
    F#m7 B7/9
    La laiá la laiá
    E
    La laiá
    Este salmo metrificado é uma realidade que serve de força para nós que vivemos de música.
    Deus nos abênçõe ricamente!

    Jabes-Gileade
    jabes-gileade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. HAHAHA "ACONTECEU DE TUUUDO, a Van quebrou, percussionista atrasou
    olha foi terrível" !!! Fanáticos são muito engraçados, tudo é coisa do capeta.. até dor de barriga.HAHAHA Deixa os musicos tocarem na noite, eu garanto que nada de mau ocorrerá. Venham para a noite, pois é na noite que vocês poderão ser livres. A música não pertence a igreja, vocês sabem disso. Vocês sabem quem inventou a música... no fundo voces sabem... nao sabem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando meu caro, que esse fórum é para Artistas Cristãos, se você não é Cristão/Evangelico... aconselharia vc escolher outros tipos de Blogs, pra vc navegar, e compartilhar suas ideias...

      Excluir
  15. po mano. ÓÓÓóótimoo seu ponto de Vista!!!! Sou Músico Instrumentista, toco a 16 anos, ja passei por muuitas dificuldades financeiras, por certos momentos até pensei em ganhar uma grana tocando na noite, mas sempre que pensava nisto, o Espirito Santo já me incomovada no mesmo instante...
    Aprendi que "Tudo Posso naquele que me fortalece"...
    Não importa as angustias, as tribulações... Sei que posso supera-las, sem precisar prostituir meu chamado...

    ResponderExcluir
  16. Olá sou um musico evangelico a mais de 10 anos hj estou numa situaçao muito dificil e confesso foi convidado para fazer Gigs no secular, onde nessa banda tem 3 musicos evangelicos e não vou mentir eu tenho o desejo de ir.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Discordo de sua opinião!
    Sou músico profissional, toco no grupo de louvor da igreja desde os 11 anos de idade, porém não consegui me manter só no meio gospel.Hj eu sou fre lancer acompanho 2 cantores gospel em Marchas para Jesus,e outros eventos e também toco para várias duplas sertanejas e isso nunca influenciou meu relacionamento com Deus, e Ele sempre abre mtas portas.Hj 70% dos músicos da noite vieram de igrejas e eu posso te garantir que sou mto abençoado com apenas 23 anos tenho meu carro 0km, estou comprando meu apartamento, sou noivo da filha do pastor da igreja e vivo mto feliz atravéz do dom que Deus me deu , a música! Eu gostaria muito de viver só no meio gospel, mas infelizmente não tem tanta valorização hj em dia! Grande abraço a Todos!

    ResponderExcluir
  19. concordo com isso mas professores tem que ensinar só a biblia?pedreiros construir só igrejas?palestrantes devem ser só pregadores?atores e apresentadores só devem trabalhar em programas gospeis?Radialistas devem trabalhar só programações da igreja?Sou evangélico sou musico e não toco noite só fico meio indignado com o povo que nos menospreza as outras profissoes não são dons de Deus tambem?só os musicos?como tambem seria a favor dos musicos de igreja ganharem salário a biblia fala que trabalha no altar que viva dele e por que isso só vale para pastores?a musico faz por amor ,e pastores não?Complicado...

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, também sou evangélico, músico e com certeza louvamos a Deus com a música, mas essa mesma música é uma profissão

    onde infelizmente "90%" das igrejas não valorizam o músicos, como já foi dito, "músico faz por amor". Música é uma

    profissão que muita gente gosta e quer viver dela, falo por mim, ainda não estou tocando na noite, mas convites não me

    faltam. Se as igrejas valorizassem o(s) músico(s) que há dentro dela e o mantivesse registrado pagando seu salário, INSS,

    vale transporte/refeicao, FGTS etc, como também o Pr. porteiro, segurança, bombeiro civil são aproveitados e recebem o seu

    $$, assim não haveria o grande de número de músicos cristão tocando no mundão,Agora para que isso pudesse acontecer teria

    que se haver pelo menos algumas exigências como formação técnica/superior e registro na Ordem dos Músicos do Brasil para

    que esse músico fosse aproveitado dentro da casa do Sr. e nela dando o seu melhor para Deus e formando discipulos para

    outras congregações que necessitam de músicos.

    Vejamos o exemplo de Johann Sebastian Bach.

    Em 1703, Bach já era contratado para tocar órgão em diferentes igrejas e sua fama como músico se propagava. Começou também

    a compor, produzindo neste tempo, sua famosa peça “Tocata e Fuga em ré menor BWV 565”.

    Em 1707, já trabalhava como tocador de órgão em Blasiuskirche, em Mühlhausen, uma igreja muito maior. Neste mesmo ano,

    casou-se com Maria Barbara Bach, que foi mãe de seus primeiros sete filhos; depois da morte da esposa em 1720, Bach se

    casaría uma outra vez, com Anna Magdalena, mãe dos demais 13 filhos do gênio alemão.

    Durante toda sua vida, Bach foi Kantor e diretor musical de diversas cortes e igrejas.

    Será que não há condições da igreja minimizar o êxodo do músico cristão e contratá-los?

    Levando para outras profissões, o cristão que trabalha em uma cervejaria ou trabalha numa indústria de cigarros ou é um

    policial que pode tirar a vida de outra pessoa estará pecando por trabalhar em tais lugares?

    ResponderExcluir
  21. Não concordo! Eu não posso ser músico e crente?? Garçon vive na noite da mesma forma, ele não pode ser crente? Segurança vive na noite da mesma forma ele não pode servir ao senhor!??? Eu acredito q esse tipo de pensamento apenaa afasta as pessoas da palavra do senhor!

    ResponderExcluir
  22. Não concordo! Eu não posso ser músico e crente?? Garçon vive na noite da mesma forma, ele não pode ser crente? Segurança vive na noite da mesma forma ele não pode servir ao senhor!??? Eu acredito q esse tipo de pensamento apenaa afasta as pessoas da palavra do senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas vamos lá; Garson, Segurança, por acaso é um ministério exercido na Igreja? não esqueça que o musico levita, tem uma grande responsabilidade com Deus! o diabo não aguenta um músico ungido por Deus, é só lembrar de Davi.

      Excluir
  23. Vivo da música e é desesperador se vê numa situação onde se precisa trabalhar e quer servir à Deus, mas as contas chegam e Vc precisa tocar para pagar e se vê de coração partido com o Senhor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Sinceramente achei muito fraco o que esta escrito. Um musico cristão precisa comer, e pra ter o pão ele precisa de dinheiro, não adianta dizer Deus te abençoe e não ajudar o irmão. Já fui em diversas igrejas muito importantes pedir emprego e nunca deram "aqui eh por amor". Banco nao espera amor, nem compras esperam o amor. Seria muito bom estar na igreja trabalhando sendo sustentado e fazendo o que se gosta que eh louvar tocar. Infelizmente ninguém me adotará ou me dará um emprego assim fácil, e isso acontece muito. Creio em Deus e confio nele e eh necessário viver de musica e não sobreviver, muitos são ate analfabetos, sabem apenas tocar. Então, como ficam? Deus sempre nos socorrerá, mas as necessidades não esperam. So podem e só sabem fazer isso no momento. Tocar na noite ou no dia não tem nada de errado, se você tem convicção e diante de todas essas desgraças e necessidades e fome passadas não largou Deus, seria inacreditável tocar na noite e largar Deus, esse sim seria um idiota e decepção a Deus. O que tenho a dizer, realmente minha alegria está no senhor, e neste mundo até entre crentes existem lobos. Lógico, andar no meio de pessoas impias pode sempre acontecer problemas, problemas muito grande e também não seria novidade com cristãos. Fica um debate complicado. Também deixo minha mensagem, se não quiserem ver um irmão em uma necessidade de tocar na noite ou no mundo, ajudem ele em algo urgente, opinião cristã sempre o colocará na parede e dizer que serve a dois senhores eh bem ousado, pois eh Deus que conhece o coração do cidadão, não nós. Esse problema eh dele ou então, procure conhecer seu irmão musico. Se puderem também me ajudar, me avisem, eu toco na noite. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir